You are currently viewing Como são feitos os lápis?

Como são feitos os lápis?

Como são feitos os lápis?

Os lápis são o material mais versátil que existe! Encontramos de todas as formas e tamanhos, de grafite, de cor, circulares, triangulares, grossos, finos… Mas será que sabes como os lápis são fabricados? Descobre aqui!

Fabricar lápis é relativamente simples. Apenas juntar pigmentos ou grafite, dentro de um tubo de madeira. Mas, o processo de fabricação de lápis já foi muito diferente!

O grafite apenas foi descoberto em Inglaterra, no século XVI. Os ingleses confundiram o grafite com chumbo! Os lápis, nessa altura, eram embrulhados em peles de animais ou em cordas, em vez de madeira. Só mais tarde é que alemães começaram a cobrir o grafite com madeira! Ao longo dos anos os lápis foram evoluindo, colocando-se no topo dos lápis uma borracha, desenhos, cores…

Como são, então, fabricados os lápis? O processo está dividido em 6 passos.


O 1º passo é, colher a madeira. Ao contrário do que todos pensamos, a madeira não é cortada e nela é apenas feito um furo. São cortadas tábuas e, a mina é colocada no interior. A madeira é tingida com corantes e ganha camadas de gordura para ficar mais macia e não se despedaçar.

 

O 2º passo é deixar secar a madeira, pois, caso isto não aconteça, a madeira pode empenar durante os processos de secagem e tintura.

Em 3º, as minas são coladas nas canaletas existentes entre as tábuas de madeira. Uma mistura de barro seco e água é junta ao grafite, para este ficar mais macio. No caso das minas coloridas, estas não possuem grafite, sendo uma mistura de cera, barro, goma e pigmentos coloridos.

A 4ª etapa é colar uma segunda tábua com canaletas sobre a tábua que tem a mina. A madeira e o grafite são prensadas para a mina não se soltar, ficando na forma de “sandes”.


Durante o 5º passo, a “sandes” segue para uma laminadora de aço, onde de um lado, a máquina corta o lado superior e, de outro lado, a máquina corta a o lado de baixo. Isto acontece até os lápis serem separados um por um, podendo ser cortados de forma hexagonal ou circular. A madeira tem a função de proteger a mão do pó do grafite e de não permitir que esta quebre facilmente. Sabias que uma “sandes” pode produzir até 9 lápis?

 

Por fim, os lápis são lixados, é aplicado um verniz e, podem ou não ser pintados. Os lápis, por fim são timbrados e afiados numa máquina, para que estejam prontos para escrever. Cada pinheiro pode render até 9 mil lápis!

Então, sabias como são fabricados os lápis?

Conta-nos o que achaste do post nos comentários!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.